sexta-feira, 28 de maio de 2010

O sorriso de Laura

Laura sorria como nunca sorriu antes. Posso dizer isso com autonomia porque eu estava lá, não com aquele mesmo sorriso, nem com os mesmos olhos azuis que brilhavam como um espelho refletindo o sol, mas estava lá, e não conseguia tirar os olhos dela. Sempre quis ter esses olhos brilhantes e Laura sabia tê-los bem.

Laura é o tipo de garota que se você olha de longe a quer por perto. Ela tem um carisma que não se explica nem se ensina. Ao conhece-la melhor, você continua querendo a ter por perto. Olhe para mim: sou o típico exemplo de quem a quer o-tempo-todo-por-perto. Sei que a idéia não parece atrativa, mas esse tipo de atitute a gente simplesmente tem. Tipo o carismo dela.

Acontece que eu sei um segredo de Laura que ninguém seria capaz de descobrir, a não ser que eu fosse ela mesma, o que não é o caso - até onde sei. Talvez valha a pena contar, não sei o que ela acharia sobre isso. O que ninguém sabe, e que eu sei, é algo que se Laura soubesse, não acredito que faria algo a respeito: por teimosia, vaidade ou falta de coragem. Ainda não descobri.

Laura teme a morte. Não é esse o segredo, é apenas algo que lembrei sobre ela. Ela teme sair desse mundo antes de dizer às pessoas o quanto elas são importantes. O quanto as ama. Porque se tem algo que Laura faz, é amar.

Além de amar, ela também se afasta. Eu nunca consegui entender isso direito. Juro. Talvez se eu fosse Laura, entenderia melhor, mas ainda não consegui. Nem ser ela, nem entende-la. Às vezes ela se afunda no seu umbigo e perde de vista quem estava a um palmo na sua frente. E quando ergue a cabeça, já não vê mais ninguém. E então conto o segredo dela: Laura é sozinha.

Ela pode ter a cor dos olhos que eu não tenho, o sorriso contagiante que eu nunca consegui dar, mas o que Laura sempre teve e eu nunca quis foi sua solidão. Não duvido da felicidade dela. Não mesmo. Eu a invejo. Positivamente e negativamente. Eu quero tudo que ela tem: carisma, inteligência, beleza, amigos, talento. Quero tudo. Mas passo a solidão.

Não posso deixar que ela saiba que eu sei disso. Ficaria arrasada ao perceber que mais alguém sabe o seu segredo. Ser solitária, é incabível para alguém que se sente tão completa. E ela se sente, eu sei. Incompreensões a parte, não julgo Laura. Deve ser difícil mesmo.

7 comentários:

Anônimo disse...

exelente!

Anônimo disse...

com c

Raquel Stüpp disse...

Ligia, que texto!!!!!!!!
sem palavras
muito bom!!!!

Anônimo disse...

teu curta tem online??onde??

ligiaferraz disse...

oi anônimo! não tem online não, ainda tô mandando pra festivais! :)

Anônimo disse...

demorou pra sair o próximo curta... criatividade menina bora! keep walking

maria antonieta disse...

adorei. eu tb conheço uma "laura".

beijos.