sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

às férias

Eu não gosto das férias. Eu deveria, mas não gosto. Todo o fim de semestre eu imploro pra que acabe logo. São tantas coisas a fazer, tantos trabalhos a entregar, tanta coisa pra pensar que tudo que quero é uma longa folga merecida. Mas aí chegam as benditas e eu começo a reclamar. Uma semana de férias já me cansa. Claro que se as aulas começasse logo em seguida eu reclamaria mais ainda. Provavelmente a culpa é minha que não sei aproveitá-las.

Assim que acabaram minhas aulas de fato, passei quatro dias na casa do meu namorado com os amigos dele, antes de viajarem. Tava bom. Tava muito bom daquele jeito. Acordava a hora que meus olhos abriam, me levantava a hora que minhas pernas pediam. Ficava largada com ele o dia todo. Conversávamos, ríamos, bebíamos e nos divertíamos o dia todo. Tava bom daquele jeito. É bom passar férias com outras pessoas, ainda mais junto com as que nos fazem tão bem. Mas agora ele viajou, e enquanto não chega a semana do natal, nem a do ano novo, nem o começo de janeiro, eu passo essas maravilhosas férias, tão implorada por mim há algumas semanas atrás, jogada no sofá.

Eu até paro pra pensar se eu sou assim sozinha no mundo por opção ou por coincidência. Acho que os dois. Eu sei que não tenho só o meu namorado de boa companhia, mas às vezes sinto que pro dia-a-dia, só a dele me satisfaz. A dos amigos é pros encontros em festas, em jantares, em programas combinados, sei lá. O que tem pra fazer nessa cidade estagnada quando não se tem faculdade pra ir nem trabalhos pra fazer? Minhas atuais companhias desapareceram pra suas cidades natais, e eu fico na minha cidade natal. Devia ter nascido em São Paulo. Não. Eu podia até ter nascido em Floripa, mas devia ter nascido aquela pessoa que vira melhor amiga de todo mundo no primeiro minuto que conversa. Assim não me faltariam convites pra sair, nem companhias pra beber. Não. Pensando bem, não devia.

Tudo bem que era o que eu pedia. "Quero férias pra relaxar. Vou assistir vários filmes e ler livros e me inspirar bastante pra ter o que escrever, ter o que pensar e falar. Ter idéias pro meu TCC..." Posso retirar o que eu falei, deus?! Eu gosto de fazer isso tudo. Gosto mesmo! Mas só quando acordo com vontade de me sentir inspirada com livros e filmes. Não quando levanto de manhã, olho pra casa e vejo que além de brincar com minha cachorra não tem mais nada pra fazer. Só resta me jogar no sofá e assistir os filmes da tv - que nunca são os que eu realmente tava afim de ver. Me resta comer também, e brincar com a Lazy. Se bem que ultimamente ela tem feito mais juz ao nome que em qualquer fase de sua vida.

Como eu disse antes, provavelmente a culpa é minha e não das férias. Apesar das minhas sempre serem assim entediantes. É quase como um domingo eterno. Um domingo que dura 3 meses, salvo 1 semana de viagem pro natal. Acho que é isso. Só sirvo pra rotina se nela eu produzir algo. Nas férias não produzo nada, então a rotina não serve. Então eu viajo. Eu, esperta como sou, já previ uma, mas só em janeiro. Até lá faço o que aqui? Mofo como um pão vencido, ou grudo no sofá como chiclete em havaianas? Acho que vou passear com a Lazy.

11 comentários:

Nataly Callai. disse...

aaahhh minha filha mas eu sei muito bem como é isso! Se eu tivesse ficado em Floripa, estaria na mesma. Mooorro de inveja de quem faz 20 amigos em uma noite, nunca falta gente pra fazer o que quer que seja. Mas eu daí também teria que ser aquela pessoa que não enjoa das outras, e isso é outra história. Acabamos sozinhas, e eu, nem lazy tenho! hahaha
E tem sempre aquela, né? "quando eu tiver tempo, vou fazer dois trilhões de coisas..", e na hr, é isso mesmo, a gente se joga no sofá e passa calor. Mas o natal tá quaaaaaase aí! aguenta mais um pouquinho. garanto que tem lugares dessa ilha que a lazy não conhece ;)
beeeeeijo!
saudadeeee!

Anônimo disse...

minha querida, não sei nem como comentar aqui! quando não envolvem emoções minhas, fica fácil, mas neste caso não consigo deixar isso de lado!
já te disse algumas vezes que deveria ter te trazido embora comigo, mas é só pra reforçar!
não são só as férias que sem você perdem a graça, mas também o passar do tempo, o tic tac do relógio passa a irritar, a demorar-se. distorce a quarta dimensão e me faz morrer de saudade!
querida minha, paixão minha!
troco minhas férias por estar com você!
te adoro muito muito! aguenta firme que mais alguns dias estou de volta! =]
=***********

Fabio Thiago disse...

hehe realmente quando estamos no final do semestre rezamos para que acabe logo, quanto as ferias eu gosto muito aproveito bastante da pra descançar a mente se divertir e tudo mais que fica dificil fazer quando se está estudando, mais nem sempre foi assim teve época que tmb ñ gostava das ferias mais era no tempo da escola.
bjs

A b e l disse...

Obrigado pelo comentário!
Gostei do seu blog, te achei muito sincera consigo mesma e os outros.

Parar mesmo é complicado e devo dizer que vivo em são paulo e nem por isso é menor o tédio! Até sinto raiva, por que olho pela janela e vejo a avenida parada e eu ali, quieto.

Para mim este é o mal do silêncio, conectar, expôr. O nada nos faz refletir a próprias escolhas e nem sempre a conclusão é a esperada.

Ainda assim, compensa, ao meu ver. Pelo menos é fim de ano e sim ou não, dar um pause na vida ajuda a continuarmos sãos.

Abçs,
Abel

Anônimo disse...

me sinto bem parecido com vc quando estou de ferias.. me dá uma agonia, uma impaciencia de estar em casa...heheh!!

o jeito é procurar algo par fazer pq o tédio mata mesmo.. uma viagem cairia muito bem!!

abraços!

Anônimo disse...

Minhas férias também são entediantes... Minha salvação?! Agora tem sido o PC! Já é alguma coisa, né?!

Quanto a "pintura", é realmente inspirada em Mondrian, mas só porque minha professora disse que seria mais fácil! hehe

Unknown disse...

aaa queridaa
não fica assim não
lê um livro que passa...
hehehehe

ou então falamos no msn e arrumamos o que fazer, enquanto não viajas :)

bjos villelísticos

Tђαммy disse...

RSRSRSRS
Que deprê...Se bem que estou assim ,também...até sexta-feira, viagem é a melhor coisa das férias :)
Beijos!!

Cerveja disse...

eu sei um nome pra isso ... anormal


brincadera rsrsr meu lado humorista fala + alto vc nao gosto das fotos =/ puts ngm gosto do post vamus atras de fotos menos piores iahiuahiau


bom blog c quiser parcerias e talz dexa msg la

Fábio Flora disse...

Férias em casa costumam cansar mesmo. Bom mesmo é quando podemos viajar. Se for pra Orlando, nos States, melhor ainda!

Felipe Melloso disse...

Olá.
Refletindo sobre seu texto, me veio a cabeça que talvez, nos momentos em que tudo está pegando "fogo" e você deseja férias, realmente sabe o que está falando.
Aí elas vão se aproximando e você começa a planejar mil e uma coisas e a medida que os dias vão passando, você começa a entrar numa espiral de frustração porque não leu tudo que queria, nem viu nem saiu, nem passeou com Lazy tudo que desejara... e começa a se frustrar com suas "tão desejadas férias"... Ao meu ver, o único EXCELENTE momento que você narrou em seu texto, foi aquele em que você não pareceu ter feito plano algum... ficou largada o dia todo cercada de gente legal... talvez devesse enxergar suas férias como "a época sem planejamento"...
assim, caso acorde sem vontade de fazer nada, estará sedo fiel consigo mesma e não terá essa sensação de solidão, frustração ou incomodo...
Gostei de ler um texto honesto como o seu.